04
Nov 10
publicado por marinhagrande84, às 21:44 | link do post | comentar

 

A conjuntura que antecedeu a formação das claques em Portugal transmitia a ideia generalizada de ser o Brasil o "país das Torcidas", a única realidade conhecida no nosso país em termos de claques organizadas. No próprio Sporting da década de 70, o grupo impulsionador "Vapores do Rego" conhecia origens "sambistas".

A Torcida Verde apareceu no panorama leonino em 1983, tendo nessa altura aceitado um convite da Juventude Leonina para se unirem, devido ao grande número de grupos de apoio existentes no Clube. Porém, a experiência fracassou e o mesmo viria a acontecer posteriormente quando a Torcida se juntou à Força Verde.

Assim, a 11 de Novembro de 1984, nasceu a Torcida Verde como grupo autónomo, inspirada nos valores do Sporting Clube de Portugal, instituição desportiva verdadeiramente ecléctica que supera largamente o conceito de "clube de futebol".

Sem apoios mas com uma atitude positiva, conquistaram o seu espaço próprio e demonstraram a sua fidelidade ao Sporting, marcando sempre presença em diferentes actividades como voleibol, basquetebol, andebol, atletismo e futebol. Através destas iniciativas, o Sporting Clube de Portugal reconheceu em 1988 a Torcida Verde como grupo oficial de apoio ao clube. Em 1994, a Torcida Verde constituiu-se como Associação e inaugurou a sua sede.




O Núcleo da Marinha Grande surge a partir de uma enorme vontade de um grupo de amigos sportinguistas em integrar uma claque do seu clube do coração, o Sporting Clube de Portugal. A Torcida Verde foi o grupo ultra que coincidia na perfeição com a sua mentalidade e ideais pelo que, a 31 de Outubro de 2007, integraram pela primeira vez uma deslocação (fora) da Torcida Verde ao jogo para a Taça da Liga frente ao Fátima (2-3).

A oficialização do Núcleo deu-se já na época 2008/09, sendo a faixa inaugurada a 20 de Abril no jogo  (fora) contra a U. Leiria. O Núcleo apesar de "novo", tem um grande espírito ultra e está muito presente tanto em Alvalade como nas deslocações fora.

O Núcleo não se destina apenas a ultras da Marinha Grande! Qualquer outro simpatizante do Sporting é bem-vindo, independentemente da sua localização.
Tags:

Arquivos
2010

Pesquisar no Blogue
 
blogs SAPO